JOSEANE DAHER
Graduada em Processamento de Dados e Mestre em Antropologia Social/Visual pela Universidade Federal do Paraná. Cursou Fotografia na Tish School of the Arts, New York University.
Graduada em Técnico de Nível Superior em Processamento de Dados e Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná.
Dissertação de mestrado ‘Cinema de Indío: uma realização dos Povos da Floresta’ encontra-se no Banco de Teses e Dissertações sobre Fotografia - IMS, Instituto Moreira Sales, São Paulo, Brasil, desde 2020.
Idealizadora e coordenadora dos cursos de Pós-Graduação em Fotografia e Imagem em Movimento (2009 - 2019), Cinema: Processos, Projetos e Reflexões (2016-2017) e Economia, Negócios e Produtos Criativos (2018-2019), além de diversos cursos de Extensão, e cursos livres, todos na Universidade Positivo, em Curitiba.
Tem ministrado palestras em instituições no exterior, dentre elas, Franklin & Marshall College, na Pensilvânia, EUA.
Suas fotografias estão nas coleções de: Joaquim Paiva; MAM- Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; COLEÇÃO MEDITERRÂNEO, Catania, Itália; UNICEF, ONU e AMERICAN MUSEUM OF NATURAL HISTORY em Nova York, e MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL em Helsinki, Finlândia, dentre outros.
Recebeu vários prêmios e tem sido convidada a participar de inúmeras exposições, entre elas, 'On the Horizon Line’(2019) na Goldsmiths University, Londres, Reino Unido; PHOTOVISA 2021 - Bienal Internacional de Fotografia, Krasnodar, Rússia; MED PHOTO FEST 2022 (Outubro à Dezembro)- XIV Edizione Internazionale - Exposição 'Fotografia Contemporânea Brasileira’, Catania, Sicília, Itália.
Convidada para a Exposição Individual ‘Parallel Encouters in the Americas’, de 18 de Junho à Agosto de 2023, na Photo Gallery- Art Museum of the Americas, em Washington DC, EUA, e para a Exposição Individual no MED PHOTO FEST 2023 - XV Edizione Internazionale - ‘Fotografia Autoral’, de 6 de Outubro à Dezembro 2023, na Catania, Sicília, Itália.
Trabalhou como fotojornalista para a Associated Press em Nova York e Jornal A Gazeta do Povo, em Curitiba, Brasil; fotografou os povos indígenas amazônicos Kaxinawa, no estado do Acre, para o grupo de direitos humanos 'The Forefront Leaders', Washington DC, EUA e também organizou a viagem e documentou, em imagens, o povo indígena Xavante para o Museu Americano de História Natural de Nova York, EUA.
É fotógrafa técnica para laudos cautelares de vizinhos para a Daher Tecnologia em Engenharia Ltda e fotografias de Arquitetura.
@joseane_daher_studio
@joseanedaher
cOPYRIGHT © Joseane Daher studio - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS